quinta-feira, 24 de março de 2011

Progressistas lamentam a morte de Leonard Weinglass

O mundo perdeu em 23/03 Leonard Weinglass


La Habana, marzo 24 - O advogado norte-americano Leonard Weinglass, representante legal de Antonio Guerrero e incansável lutador pela causa dos Cinco patriotas cubanos, morreu em 23 de março em Nova York.

Weinglass, que não conseguiu recuperar-se de uma operação para extirpar un cancer, nasceu em 27 de agosto de 1933. Tinha 77 anos.

Graduou-se como advoga em 1958 naEscola de Direito de Yale, e alguns de seus casos se estudam hoje em todas as faculdades de Direito dos EEUU.

A razão de sua celebridade é que desde os Oito de Chicago (depois se conheceria como os Sete de Chicago ou os Chicago Seven) até Jane Fonda, de Angela Davis aos sequestradores de Patty Hearst, de Daniel Ellsberg a Amy Carter (filha do ex Presidente Jimmy Carter), Weinglass representou aos acusados en muitos dos mais espetaculares processos judiciais dos Estados Unidos.

Leia a matéria inteira (em espanhol) clicando abaixo:

terça-feira, 22 de março de 2011

Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal aprova, por unanimidade, moção em defesa de Cuba


  Deputada Manuela D'Ávila (PCdoB-RS), Presidente da CDHM



Na manhã da última quinta – feira (17), a presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, Deputada Manuela d’Ávila, entregou, ao dirigente da Associação Cultural José Marti do Rio Grande do Sul, Ricardo Haesbaert, cópia da moção em defesa do povo cubano, aprovada, por unanimidade, no dia anterior, em reunião da Comissão.

O documento pede que, em respeito à Declaração Universal dos Direitos Humanos, sejam libertados os Cinco cubanos Antonio Guerrero, Fernando González, Gerardo Hernández, René González e Ramón Labañino, condenados e presos, há mais de 12 anos, em cárceres privados dos Estados Unidos.

A moção pede, também, o fim do bloqueio e das ações terroristas contra Cuba, e que o Ministério das Relações Exteriores do Brasil discuta as investidas do governo dos EUA sobre a Ilha, junto à União de Nações Sul – Americanas – UNASUL.

Em reunião com o Assessor Especial da Presidência da República para Assuntos Internacionais, Marco Aurélio Garcia, a representante da Comissão de Direitos Humanos e Minorias, Mayra Cottac, entregou o documento ao Ministro que considerou a medida um importante reforço para as campanhas de solidariedade.


Niemeyer em abaixo-assinado a Obama: contra o imperialismo

O arquiteto Oscar Niemeyer, presidente de Honra da Rede das Redes em Defesa da Humanidade – Capítulo Brasileiro, lidera o abaixo-assinado dirigido ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que visita o Brasil neste final de semana.

No documento, os signatários pedem o cumprimento das promessas de campanha de Obama, como a desativação da Prisão de Guantánamo, e fazem um apelo para que ele acabe com o bloqueio a Cuba e liberte os Cinco Herois Cubanos, em nome da real integração entre os povos.

No documento, Niemeyer e os demais críticos do imperialismo ressaltam os ataques do governo estadunidense contra Honduras, Venezuela, Bolívia e África, e as ações das agências de inteligência daquele país contra as nações sul – americanas, nas décadas de 60 e 70.

Fonte: ACJM - Rio Grande do Sul



ACJM-BAHIA PARTICIPA DE ATO CONTRA O IMPERIALISMO AMERICANO


Baianos protestam contra o imperialismo dos EUA


A Bahia se manifestou neste sábado, 19 de março, contra a presença de Barak Obama, chefe do imperialismo estudunidense, no Brasil.

O Ato convocado pelo Núcleo do Cebrapaz Bahia, ACJM-Ba, CTB e UJS teve representação de várias entidades sindicais como Sindimed, Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil, Rodoviários, APLB Sindicato, Sindicato dos Bancários e ASSUFBA entre outras.

Os pronunciamenos das lideranças giraram em torno da denúncia da política de agressão aos povos pelos Estados Unidos  e seus aliados da OTAN e contraditoriamente o apoio do imperialismo estadunidense às ditaduras do Médio Oriente como Arábia Saudita, Bahrein, Iemen e até recentemente ao ditador expulso do poder no Egito, Rosni Mubarak.

O ato serviu também para lembrar à opinião pública o duplo discurso do governo americano que diz combater o terrorismo, mas dá tratamento privilegiado ao terrorista  Luis Posada Carriles, o homem que em 1976 colocou uma bomba num avião civil cubano matando seus 73 ocupantes, enquanto mantêm presos há 12 anos os 5 patriotas cubanos por lutarem contra atos terroristas planejados no Estado da Flórida contra o povo cubano. Não foram esquecidos no ato o bloqueio que os EUA mantêm sobre Cuba há 50 anos, o apoio ao recente golpe militar em Hondura e o cerco midiático e apoio político, diplomático e financeiro aos grupos desestabilizadores dos governos de Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador e Nicarágua.

Os oradores foram enfárticos ao afirmar que a presença do presidente Barack Obama no Brasil significa a busca por espaço para se apoderar das nossas riquezas e buscar a simpatia do povo brasileiro neste momento em que avança sobre o território da Líbia para derrubar o governo e se apoderar das ricas jazidas de Petróleo, escondendo os reais interesses sob o manto de uma suposta preocupação humanitária, preocupação esta que nunca tiveram quando seus aliados, os regimes militares americanos e as ditaduras da região árabe, matam e torturam seus cidadãos, a exemplo do que, neste memso tempo, está ocorrendo no Bahrein.

Foi denunciada com veemência a tentativa de utilizar o território nacional brasileiro para fazer proselitissmo na praça da Cinelândia no Rio de Janeiro, cujo recuo foi devido à organzação do movimento Social que se preparou para ocupar o espaço e rechaçar o fantoche do capital financeiro e da indústia armamentista estadunidense.

Fizeram uso da palavra, durante o ato, os representantes das seguintes entidades:
Antonio Barreto - representando o Cebrapaz - Núcleo Bahia
Deoclides Cardoso - ACJM - Bahia
Leandro Silva (Leo)  e Flavio Carvalho- UJS
Marilene Betras - APLB
Adilson Araújo - CTB

Texto de Antonio Barreto
Coordenador do Núcleo Bahia do Cebrapaz e presidente da ACJM-Bahia


Algumas fotos do evento: