sábado, 20 de fevereiro de 2010

PARTICIPAÇÃO DA ACJM - BAHIA E CEBRAPAZ NO FSMT


Palestra no Espaço Marx












A ACJM - Bahia e o Núcleo do Cebrapaz-Ba tiveram uma atuação destacada no Forum Social Mundial Temático da Bahia.



Os membros das duas Associações estiveram envolvidos nas atividades previamente definidas nas reuniões preparatórias. As entidades destacaram-se também no campo da propaganda de nossas causas, tendo seu ponto culminante na Marcha de Encerramento que teve início na Praia de Ondina e percorreu a Avenida Atlântica até o Farol da Barra. A destacada ala internacionalista da Marcha agregou muitos outros companheiros e companheiras de outros movimentos sociais que a todo momento se solidarizavam com nossos objetivos.



A solidariedade a Cuba e ao Haiti, a defesa da libertação dos Cinco Heróis e da autodeterminação dos povos marcaram nossa partcipação em várias atividades do Fórum, durante as quais foram distribuídos 300 exemplares do livreto "Cinco Heróis, Bloqueio/Guatánamo" editado pela ACJM - Bahia.




Espaço Marx


Listamos abaixo as principais atividades em que a ACJM - Bahia e o CEBRAPAZ tiveram importante presença:

1. Espaço Marx do FSMT - Organização: Fundações Maurício Grabois, Lauro Campos e Dinarco Reis.
Pela primeira vez em 10 anos do FSM, debateu-se o pensamento marxista de forma explícita e organizada, no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia, que despertou o interesse de muitos delegados e partipantes, chegando a ficar superlotado em alguns debates.
Temas dos debates: A estratégia para a revolução no Brasil, Marxismo no Brasil,Crise do Capitalismo e Balanço e expactativas das experiências socialistas do Século XX. Nessa última mesa tivemos a participação do intelectual cubano Miguel Hernandez que compartilhou a mesa com o sociólogo José Luiz Del Roio, o dirigente nacional do PCdoB Ricardo Abreu e Valério Arcary, dirigente do PSTU.


2. Ato de Abertura do FSMT

3. "Sul - Sul como Alternativa" - debate que ocorreu no Salão Atlântico do Hotel da Bahia

4. "Governança e Paz Mundial" - Hotel Sol Barra - com Socorro Gomes (Brasil) Carlos Lopes, Immanuel Wallerstein (EUA), Samuel Pinheiro Guimarães (Brasil) e Jorge Beinstein (Argentina)

5. "A esquerda hoje e as contribuiçõs dos pensadores da América Latina e África

6. Ato de Solidariedade a Cuba e ao povo haitiano - Espaço da juventude, no passeio público, local que foi "tomado" por faixas e painéis da ACJM-Bahia e Cebrapaz.

7. Marcha de Encerramento com a organização da Ala Internacionalista.






Espaço da Juventude

Nenhum comentário: