sábado, 11 de junho de 2011

CTB ratifica apoio à Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba


João Batista Lemos, dirigente da CTB

A CTB ratificou na quarta-feira (8), em reunião realizada na sua sede, em São Paulo, o apoio à 19ª Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba. O evento ocorrerá na capital paulista no final de junho e contará com a participação de diversos movimentos sociais brasileiros e autoridades cubanas.

João Batista Lemos, secretário adjunto de Relações Internacionais da CTB, tratou do assunto com Vivian Mendes, do Movimento Paulista de Solidariedade a Cuba, e também com Fabio Simeon, do Instituto Cubano de Amizade aos Povos (Icap). Segundo eles, a 19ª Convenção será a maior dos últimos tempos, em virtude do atual cenário político e econômico vivido pelos cubanos.

“Será uma grande oportunidade para ampliar a visibilidade do movimento de solidariedade a Cuba, e também de debatermos suas recentes alterações econômicas”, comentou Vivian Mendes. Simeon lembrou que a Convenção Nacional será o resultado dos trabalhos já realizados nos últimos meses em 20 estados brasileiros. “Certamente iremos fazer um balanço e formular um plano de ação nacional, além de consolidar o apoio ao povo cubano”, afirmou.

Segundo o ativista, o evento ocorrerá no mesmo ano em que se comemoram os 50 anos da vitória em Playa Girón e da afirmação do caráter socialista da Revolução Cubana. A ideia dos organizadores é realizar uma Convenção que seja o mais plural possível, com a preocupação de que o Brasil conheça com mais detalhes a realidade dos cubanos, sem as distorções midiáticas que costumam prejudicar o debate.

Batista, que recentemente esteve em Cuba, representando a Federação Sindical Mundial (FSM) nos festejos do 1º de Maio, confirmou que a CTB estará presente na 19ª Convenção. “Pude ver de perto, no 1º de Maio, o orgulho e as expressões de alegria de milhões de cubanos em defender suas conquistas, sua admiração por Fidel e Raúl, além de figuras históricas como Che Guevara. É importante que mais brasileiros conheçam essa realidade,”

Da Redação, com informações do Portal CTB

Nenhum comentário: