quarta-feira, 10 de abril de 2013

EMBARGO A CUBA

DEPUTADOS DA FLÓRIDA PEDEM CPI PARA INVESTIGAR VIAGEM DE BEYONCÉ A CUBA

Dois deputados republicanos exigem resposta do Tesouro sobre licença do casal para ida à ilha
Ícones do mundo pop dos EUA, Beyoncé e Jay-Z, visitaram Cuba para comemorar cinco anos de casamento



A comemoração de cinco anos de casamento entre Beyoncé e Jay-Z , casal norte-americano que figura entre as principais estrelas do mundo pop, ocorrida na semana passada, passou por Cuba, e pode terminar nos Estados Unidos com um possível processo judicial. Dois deputados federais querem abrir um inquérito para saber como o casal contornou as restrições de turismo ao regime comunista.

“A indústria do turismo em Cuba é totalmente controlada pelo Estado, e assim os dólares gastos lá financiam diretamente a máquina de opressão ao povo cubano”, escreveram os republicanos Ileana Ros-Lehtinen e Mario Diaz-Balart, representantes do Estado da Flórida, lar da maioria dos dissidentes cubanos.

Os deputaos procuram informações sobre motivo, licença e aprovação da viagem com Adam Szubin, diretor do Escritório de Controle sobre Bens Exteriores, órgão do Tesouro. Na carta também escrevem que “apesar da clara proibição contra o turismo a Cuba, várias declarações da imprensa descrevem a viagem como turística, e o regime de Castro a mostra como propaganda”.

                        Cantora pop Beyoncé visita grupo de Danza Contemporánea de Cuba

Por outro lado, um artigo do Cubadebate compara a dupla de republicanos a uma mentalidade macarthista dos anos 1950, “ancorados em um antigo discurso de Guerra Fria”, “perseguindo o cidadão que opta pelo direito constitucional de viajar a Cuba, como a qualquer outro país” e “contra o realismo dos tempos que correm".

O Departamento de Estado afirmou não ter informações da viagem e ainda não se sabe se foi dada uma licença pelo governo Obama para fins acadêmicos, religiosos ou culturais. Uma porta-voz da Seção de Interesses norte-americanos em Havana afirmou que, caso a falta de licença seja confirmada, o casal pode passar por processo que pode levar, segundo o New York Times, a dez anos de prisão e 250 mil dólares em multa.

Centenas de norte-americanos conseguem chegar à ilha todos os anos, normalmente por outro país, e poucos sofrem retaliações. Os EUA mantém a ilha na lista de países que promovem o terrorismo, além de continuar com o sistema de embargo comercial. Apenas cubanos-americanos têm permissão de tráfego livre e autoridades de imigração cubanas não costumam estampar os passaportes de norte-americanos.

De acordo com AFP e Havana Times, Beyoncé e Jay-Z celebraram sua união nas ruas e restaurantes de Havana, onde centenas os cumprimentavam. Viram apresentações de dança contemporánea de Cuba, da cantora Haila Mompié e o grupo de teatro infantil La Colmenita, além de se encontrarem com estudantes de professores do Instituto Superior de Arte. Porta-vozes da cantora não deram nenhuma declaração.

Mais fotos www.cubadebate.cu.



(*) com informações de Opera Mundi, Reuters, New York Times e Havana Times.


Nenhum comentário: