sábado, 29 de novembro de 2008

Parte I: Solidariedade urgente a Cuba!!

VOCÊ CONHECE CUBA?

Cuba é um país insular (um arquipélago formado por algumas ilhas grandes e algumas ilhotas) localizado no mar do Caribe, com uma superfície de pouco mais de 110 mil metros quadrados e uma extensão territorial de cerca de 1200 quilômetros - um pouco menor que o Estado de Pernambuco. Se em tamanho parece ser pequeno, em feitos é um gigante, pois enfrenta com coragem e dignidade um inimigo gigantesco a apenas 120 quilômetros de distância.

Cuba sobrevive, com firmeza e altivez, há mais de quatro décadas a um severo, injusto e cruel embargo econômico, comercial e financeiro imposto pelo EUA. Embargo esse que já causou perdas humanas de mais de 3.000 vidas e econômicas de mais de 79 bilhões de dólares!!! O que é esse famigerado bloqueio?

O bloqueio a Cuba é um conjunto de medidas que ferem as normas internacionais fixadas de comum acordo pelas Nacões Unidas, tanto que já foi objeto de 17 condenações consecutivas pela Assembléia Geral da ONU (a última no mês passado pelo voto de 185 países contra 3), que tem por objetivo arruinar a economia da ilha caribenha.

Dentre essas medidas destaca-se a proibição de viagens de americanos a Cuba e vice-versa, a proibição de qualquer empresa dos Estados Unidos ou de qualquer outro país do mundo negociar com Cuba sob risco de severas punições, a negativa a qualquer barco ou navio que tocar um porto cubano, por seis meses, de aportar nos Estados Unidos e muitas outras proibições que visam desestabilizar o sistema econômico e político cubano. Que grande atrocidade cometeu Cuba para merecer tal castigo?- é o que todo cidadão cubano e todo cidadão do mundo se pergunta - A resposta de tão simples parece não ser crível: Os americanos sempre se acharam donos de Cuba e de Porto Rico, porém Cuba conseguiu, ao contrário de Porto Rico, tornar-se um país livre e uma nação soberana. Esse foi o grande pecado de Cuba: querer ser livre.

Essa é a realidade, por mais que a versão oficial imposta pelo gigante imperialista seja aquela velha ladainha de que esse embargo é devido à ausência de democracia em Cuba. Puro cinismo e hipocrisia. Primeiramente, se houvesse de fato uma ditadura em Cuba, caberia aos cubanos enfrentá-la jamais a um terceiro país, pois o princípio universalmente aceito da auto-determinação dos povos impede que uma nação interfira em outra por mais "bem intencionada" que esteja. Em segundo lugar, se o motivo americano para o embargo fosse, de fato, a ausência do sistema denominado democrático liberal em Cuba, como existe nos Estados Unidos, porque não ocorre esse mesmo embargo contra a China ou Vietnã ou Arabia Saudita, sabendo-se que neste último nem sequer há eleições?

Apesar de todas as dificuldades que esse pequeno grande país enfrenta diariamente por força do bloqueio econômico, o índice de pobreza em Cuba, no ano de 2004, era o sexto menor dentre os 102 países em desenvolvimento pesquisado de acordo com a ONU; além disso, Cuba está entre os 70 países do mundo que ostentam um alto índice de desenvolvimento humano (IDH); e além de se preocupar com a qualidade de vida de seus cidadãos, esse pequeno gigante é o mais solidário dos países, o que mais oferece ajuda humanitária aos povos que precisaram ou precisam de ajuda.

Nenhum comentário: