sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Lula cobrará na ONU fim do embargo econômico a Cuba

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pretende cobrar dos Estados Unidos na próxima quarta-feira (23), na Assembleia Geral das Nações Unidas, o fim do embargo econômico imposto pelos americanos à ilha de Cuba.

Na avaliação do presidente, que admitiu esta semana não ter "entendido" a decisão da Casa Branca de renovar as sanções comerciais, o embargo é "anacrônico" e não reflete o desejo dos países latino-americanos. Na segunda-feira (14), o presidente dos Estados Unidos, Barack Hussein Obama, emitiu memorando informando que renovou por mais um ano o embargo a Cuba.

"O assunto do embargo a Cuba é um assunto que preocupa o presidente Lula de maneira muito especial. O presidente, no seu discurso nas Nações Unidas, pretende fazer uma menção explícita à necessidade do fim do bloqueio a Cuba pelos Estados Unidos, um bloqueio que o presidente considera anacrônico e que é condenado pela opinião pública no continente", explicou o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

"O presidente já conversou em outras oportunidades com o presidente Obama a respeito disso e nada impede que ele volte a conversar, que ele volte a falar com o presidente Obama. Ele manifestou publicamente a sua intenção de em um próximo encontro ou em um próximo telefonema conversar a respeito disso com o presidente Obama", ressaltou Baumbach.

Fonte:Vermelho

Nenhum comentário: