domingo, 29 de maio de 2011

Realizada a 2ª Convenção Baiana de Solidairedade a Cuba

Intervenção de Socorro Gomes, Presidente do CMP, no debate sobre "Guerra Midiática contra Cuba"


 Bahia agradece a solidariedade cubana na 2ª Convenção

Dezenas de pessoas representando as mais diversas entidades da sociedade civil baiana estiveram reunidas, no último sábado (28 de maio), na 2ª Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba.

O evento aconteceu no auditório do Sindicato dos Bancários da Bahia e contou com dois debates. O primeiro, sob o tema “Guerra Midiática contra Cuba”, reuniu a jornalista Carollini Assis; a Presidente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes e a historiadora Maísa Paranhos. O segundo, que tratou do bloqueio e das reformas econômicas recentemente aprovadas pelo governo Cubano, teve como debatedores o historiador Muniz Ferreira, Professor da UFBA, e o diplomata Alexis Vega, Conselheiro da Embaixada de Cuba no Brasil.

Ao final da Convenção foi aprovada, unanimemente, a 2ª Carta de Salvador em que todos os presentes e as entidades representadas exigiram o fim do bloqueio a Cuba, a libertação dos 5 patriotas cubanos presos nos EUA e o fechamento do centro de torturas de Guantánamo com a devolução do território, onde está localizada a base militar norte-americana, ao Estado Cubano.
Marcou mais uma vez sua presença a Vereadora Marta Rodrigues (PT - Salvador) que fez uso da palavra e colocou seu mandato à disposição do movimento de solidariedade a Cuba.

Durante o encontro os debatedores e muitos dos presentes destacaram a solidariedade desinteressada do povo cubano para com os países pobres do Mundo. Foi lembrado que atualmente há mais médicos cubanos trabalhando na África e América Latina que a totalidade dos médicos a serviço da Organização Mundial de Saúde, órgão da ONU. Com relação ao Brasil, mais de 700 jovens pobres brasileiros estudam medicina gratuitamente no país caribenho.


Arte e Cultura marcam a 2ª Convenção



A Convenção foi precedida da exibição, em pré-lançamento, do mais novo filme do cineasta argentino/baiano Carlos Pronzato. Trata-se do documentário “Carlos Calica Ferrer – Última viagem de Ernesto Guevara pela América Latina”. Muito elogiado pelos presentes, o filme destaca a amizade e a comunhão de ideais de dois revolucionários latino-americanos: Che Guevara e Calica Ferrer.

O encontro contou também com as belas apresentações de música e dança do Grupo BCOAS, formado por crianças e jovens das Escolas Classes I, II, III e IV, vinculadas à Escola Parque, do bairro da Liberdade e circunvizinhanças, lugares famosos pela defesa e preservação da cultura negra na Bahia.

Também a poesia esteve presente na Convenção com as performances dos poetas Ametista Nunes, Leni Queirós, Rilton Primo e do cineasta-poeta Carlos Pronzato.

A arte fotográfica não ficou de fora da festa da solidariedade. Uma bela exposição fotográfica coletiva denominada “Havana de Nossos Olhos”, organizada pela jornalista Carollini Assis, foi montada no Sindicato dos Bancários da Bahia e permanecerá aberta à visitação até 10 de junho.

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Movimentos pela paz exigem fechamento da Base de Guantânamo


Obama não cumpriu a promessa de fechar Guantânamo, pedaço do território cubano que os EUA ocupam ilegalmente e onde instalaram uma base que se transformou em centro de tortura e prisão de pessoas que nunca foram julgadas



O Conselho Mundial da Paz (CMP), o Movimento Cubano pela Paz (Movpaz), o Instituto Cubano para Amizade com os Povos (Icap) e mais de 30 outras organizações de luta pela paz no mundo divulgaram neste fim de semana (7 e 8 de maio) documento em que exigem a imediata retirada de tropas estrangeiras de territórios ocupados ao redor do mundo e a suspensão de programas nucleares com fins militares.

O documento é resultado do 2º Seminário Internacional contra as Bases Militares, realizado Guantânamo, em Cuba, com a participação de 36 países, e presidido pela dirigente do Conselho Mundial da Paz, Socorro Gomes.

Em seu discurso de abertura do evento, Socorro lembrou que a reunião estava se realizando ao lado da base que os Estados Unidos mantêm em território cubano. “Não há no mundo inteiro lugar mais emblemático para se falar de bases militares estrangeiras, de enclaves político-militares do imperialismo do que aqui nesta cidade”, afirmou ela.

Usando dados do próprio governo estadunidense, Socorro demonstrou que no final de 2010 aquele país mantinha um contingente de 2,4 milhões de pessoas engajadas em suas forças armadas. “Desse total”, afirmou, “ um milhão e meio de pessoas estão em serviço regular, mas outros 900 mil são classificados como adicionais, ou seja, são pistoleiros privados empregados em ações pelo mundo afora”.

Para a presidente do CMP, as bases militares e frotas navais do imperialismo estadunidense e seus aliados da Otan “servem a uma política hegemonista”. Acrescentou que “são instrumentos para ameaçar as forças progressistas e garantir a existência de governos submissos”. Entre os objetivos do imperialismo destaca-se “o saque e o controle das riquezas dos povos”.

O presidente do MovPaz, entidade cubana do CMP, José Ramón Rodrigues, disse que seu país já buscou todas as instâncias possíveis,o que inclui a Organização das Nações Unidas, mas não consegue êxito em suas tentativas de retirar de lá a base americana. Ele lembrou que o próprio acordo que estabeleceu a base, ainda em 1899, já expirou e nem assim os EUA cedem às pressões internacionais.

Muitos outros representantes de entidades de vários continentes denunciaram ações invasoras e os governos de seus países por permitirem a presença de bases dos EUA ou de seus aliados na Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

O documento final do encontro foi aprovado em ato público em uma praça junto à Baia de Guantánamo, com a participação dos delegados ao encontro e perto de 600 pessoas da comunidade. Ao fundo se podia ver as torres e outras edificações da base dos EUA.

O documento, que está sendo divulgado pelas entidades do CMP demonstra os malefícios das bases estrangeiras, das frotas navais e das usinas nucleares para uso militar. Por esta razão, uma das intervenções mais contundentes foi a do representante do Japão, que relatou o drama até hoje vivido pelas populações de Hiroshima e Nagasaki atingidas pelas bombas americanas há mais de seis décadas, no final da Segunda Grande Guerra.

O sentido geral das discussões reforça a compreensão de que é necessário tomar uma série de medidas para conter o avanço das bases militares estrangeiras e a corrida armamentista. O seminário resultou em compromissos das entidades participantes de ampliar e aprofundar a luta contra a militarização e as agressões imperialistas. Foi mais um passo no fortalecimento da luta pela paz e do papel do CMP.


Fonte: Blog do Centro Brasileiro de Defesa da Paz

Governo cubano rebate denúncias sobre morte de prisioneiro

Em nota lida no principal noticiário televisivo do país na noite de segubnda-feira (9), o governo cubano rebateu a denúncia, amplamente divulgada pelos meios de comunicação controlados pelo imperialismo, de que um prisioneiro foi morto após espancamento.

Nas últimas horas, uma nova campanha de difamação foi orquestrada contra a Revolução. Nesta ocasião, diante da morte do cidadão cubano Juan Soto Wilfredo García, ocorrida em 8 de maio por uma pancreatite aguda no hospital provincial Arnaldo Castro Milian em Santa Clara,
elementos contrarrevolucionários, sem escrúpulos, fabricaram a mentira de que esta morte foi o resultado de uma suposta surra que ele havia sofrido por agentes da ordem, versão que foi rapidamente amplificada pelos meios de desinformação imperial, principalmente na Europa e nos Estados Unidos, onde até mesmo, alguns porta-vozes de governos têm manifestado preocupações sobre o alegado fato.

Em 06 de maio, o referido cidadão foi internado naquele hospital com fortes dores abdominais, causadas por pancreatite aguda. Posteriormente foram também diagnosticadas outras enfermidades como miocardiopatia, diabetes e hepatite crónica.

Sua norte deveu-se a causas naturais, descritas como “falência múltipla de órgãos, motivada por uma pancreatite." Nenhum sinal de violência interna ou externa foi constatado.

O cidadão Wilfredo Soto Juan Garcia, ded 46 anos, tinha varios antecedentes criminais, como conduta desordeira, roubo e agressões graves, por isso cumpriu pena de prisão durante dois anos.
Continue a ler a matéria clicando abaixo:

terça-feira, 10 de maio de 2011

1º de Maio: trabalhadores cubanos ratificam apoio ao socialismo

 

Milhares de trabalhadores no 1º de Maio em Havana

 

No último 1ºde maio, data em que se comemora o dia do trabalhador, cubanos foram às ruas para desfilar e ratificar frente ao mundo a unidade de sua população em torno do projeto social do país.

Celebrado na companhia do presidente da ilha, Raul Castro, cubanos aproveitam festividades para declarar apoio ao socialismo. “Nós, cubanos, desfilamos hoje nas ruas e praças do país para ratificar que o socialismo é nossa opção”, afirmou aqui o secretário geral da Central de Trabalhadores da ilha, Salvador Valdés.

Durante a abertura da marcha na capital, encabeçada pelo primeiro vice-presidente José Ramón Machado Ventura, o dirigente operário agregou que o socialismo da ilha será atualizado e aperfeiçoado com as resoluções aprovadas no 6º Congresso do Partido Comunista de Cuba.

O movimento sindical manifestou apoio aos acordos do encontro partidário e às diretrizes da política econômica e social da Revolução, cuja discussão foi respaldada por contribuições de trabalhadores cubanos.

O desfile significou ainda uma homenagem aos que fizeram possível a comemoração dos 50º aniversário da proclamação do caráter socialista da Revolução e da derrota da invasão organizada pelos Estados Unidos a Praia Girón.

“Faz 50 anos exatamente celebramos aquele 1º de Maio em defesa do socialismo, e pela primeira vez, cubanas e cubanos, já sabiam ler e escrever, depois do grande esforço que constituiu a Campanha de Alfabetização”, acrescentou Valdés.

Valdés lembrou ainda que graças a isso, os trabalhadores e o movimento sindical não são “simples observadores das mudanças, e sim participantes ativos”. "Sabemos possuímos um papel de protagonistas na atualização do modelo econômico e no aperfeiçoamento de nossa sociedade, para que seja mais eficiente e produtiva e para que possamos satisfazer mais e melhor as necessidades de todo nosso povo”, explicou.

Para isso, enfatizou a necessidade de situar em primeiro plano o trabalho, a poupança, a disciplina, a ordem e a exigência, como única maneira de superar deficiências e erros. “Faremos com unidade que é e seguirá sendo a arma mais estratégica da Revolução, uma unidade que não nega diferença de opiniões”.

Valdés acrescentou que a expressão dessa diversidade é a sindicalização de dezenas de milhares de trabalhadores não estatais, quem compartilham junto com os demais setores trabalhistas o 1º de Maio.

Durante os desfiles, trabalhadores fizeram manifestações em homenagem aos cinco cubanos antiterroristas presos nos Estados Unidos desde 1998. Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, Antonio Guerreiro e Fernando González cumprem condenações de até dupla pena perpétua mais 15 anos de cárcere por informar sobre planos criminosos de grupos anticubanos assentados em no estado norte-americano da Flórida.

Fonte: Prensa Latina

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Cuba realiza concorrido evento contra a homofobia

Artistas e transformistas cubanos protagonizaram este sábado (07) uma festa contra a homofobia no teatro Karl Marx de Havana, o mais importante da ilha, perante um efusivo público de cinco mil pessoas que foi para apoiar a causa da diversidade sexual.

O espetáculo reuniu populares cantores em Cuba, como Hayla e Maria Antonieta, reconhecidos artistas do transformismo, como Imperio, Margot e Chantal, junto a músicos, dançarinos e modelos.

O público, em sua maioria membros da comunidade gay, desfrutou de três horas de música com clássicos da canção cubana, famosas peças de musicais como "Cabaré" e "Cats", e sucessos internacionais de artistas como Whitney Houston, Beyoncé e Rihanna.

A festa foi organizada pelo Cenesex (Centro Nacional de Educação Sexual) e é uma das atividades em Cuba pelo Dia Mundial contra a Homofobia. A diretora do Cenesex, Mariela Castro, filha do presidente cubano, Raúl Castro, assistiu ao evento e recebeu homenagem dos artistas e do público, em um aparte da festa que também honrou a memória de sua mãe, a revolucionária Vilma Espín (1930-2007).

domingo, 1 de maio de 2011

CONVENÇÃO BAIANA DE SOLIDARIEDADE A CUBA 2011


IIª CONVENÇÃO BAIANA DE SOLIDARIEDADE A CUBA
28/05/2011, das 9hs às 14hs (sábado)
Auditório do Sindicato dos Bancários

PRESENÇAS: Carlos Rafael Zamora Rodriguez - Embaixador de Cuba no Brasil, Socorro Gomes - Presidente do Cebrapaz e do Conselho Mundial da Paz - CMP, Muniz Ferreira, Professor de História/UFBA, Maísa Paranhos, Historiadora; Carollini Assis, Jornalista

INICIATIVA: Associação Cultutal José Martí Bahia e Núcleo do Cebrapaz Bahia


ORGANIZAÇÃO: ACJM-BAHIA, CEBRAPAZ, CENTRAIS SINDICAIS, FETAG, MST, UNE, UEB, UBES, ABES, PARTIDOS POLÍTICOS SOLIDÁRIOS COM CUBA, GTNM, MOVIMENTO SEM TETO, FABS, UNEGRO, ASSOCIAÇÃO DOS PAIS E MÉDICOS FORMADOS EM CUBA, PARLAMENTARES SOLIDÁRIOS COM CUBA

--------------------------------------------------------------------------------

PROGRAMAÇÃO:
Abertura da Convenção pelo Presidente da Acjm-Bahia
Mesa: Antonio Barreto, Deoclides Cardoso, Leni Queirós, Ametista Nunes

Exibição do documentário “Carlos Calica Ferrer – Última viagem de Ernesto Guevara pela América Latina”, do cineasta Carlos Pronzato (09:00 às 09:30)

Apresentação de Canto e Dança de jovens do Grupo BCOAs (09:30 às 09:50)

Mesa 1 - - O terrorismo midiático internacional contra Cuba, formas de luta para o enfrentamento e a situação atual dos 5 Patriotas cubanos presos ilegal e injustamente nos Estados Unidos.
Componentes: Socorro Gomes, Presidente do Cebrapaz; Maísa Paranhos, historiadora; Carollini Assis, jornalista.
Debate e Propostas de luta
Coordenação: Otávio Miranda - Presidente do Comitê dos Cinco Heróis

Mesa 2 - O bloqueio econômico a Cuba pelos Estados Unidos e as reformas econômicas para o desenvolvimento da economia e aprofundamento do socialismo.
Componentes: Carlos Rafael Zamora Rodriguez, Embaixador de Cuba no Brasil; Muniz Ferreira, historiador.
Debate e propostas de luta contra o bloqueio
Coordenação: Antonio Barreto e Railza Lima

Apresentação poética: Ametista, Pronzato, Leni, Rilton

ATO DE ENCERRAMENTO
Mesa: ACJM-Ba, CEBRAPAZ, Carlos Zamora - Embaixador de Cuba no Brasil, Partidos Políticos presentes, CENTRAIS SINDICAIS, UNE, UEB, UBES, ABES, GTNM, OAB, MST, Mov. Sem Teto, FABS, Entidades da luta anti-racista que se solidarizam com Cuba, Comitê Baiano pela Libertação dos Cinco Heróis,

Leitura, aprovação e assinatura da Carta da Bahia da II Convenção de Solidariedade a Cuba
Cessão da Palavra aos representantes das entidades que compõe a mesa
Saudação do Embaixador Carlos Zamora
Encerramento da Convenção pela ACJM- e Cebrapaz – Bahia.

Caro jornalista Eugênio Bucci, os fatos são terrivelmente teimosos

Por Max Altman


O professor de jornalismo Eugênio Bucci vive apregoando pelos quatro cantos a defesa de um jornalismo isento , com base na verdade , objetivo , não manipulado. E o que vemos em seu artigo “O fundamentalismo do Estado cubano ( Estado de S. Paulo, p. A2, 21 de abril ) que aborda o VI Congresso do Partido Comunista de Cuba recém realizado? Não há qualquer isenção , a verdade é agredida, a objetividade , esquecida, se enreda em fantasias tortuosas e a manipulação é grosseira . Convido o leitor a percorrer o Herald Tribune, o El Nuevo Herald, o Diario de las Americas, porta-vozes em Miami das organizações cubano-americanas contrarrevolucionárias, e não encontrará sequer algo parecido em termos de desonestidade . Enfim , não é um texto de mestre da Escola de Jornalismo da USP e sim um panfleto que retrata sua atual inclinação ideológica.

O professor Bucci decretou a morte física e política de Cuba : “A renovação anunciada no congresso dos comunistas cubanos é a antessala da morte . Física e política .” Não é o que pensa Catherine Ashton, Alta Representante de Política Exterior da União Europeia e vice-presidente da Comissão Europeia, a mesma que defende ardorosamente a participação dos países europeus na guerra civil da Líbia. A Europa Press informa que ela seguiu com interesse o Congresso e disse que a União Europeia celebra o anúncio de reformas econômicas feito pelo regime de Raúl Castro e considera que o anúncio do PCC “indica que há avanços significativos na frente econômica e apontam progressos remarcáveis também no plano político .”



Aí o professor resolve debochar da história e dos personagens da história : “Na década de 1950, Raul e Machado Ventura davam tiros em Sierra Maestra .” Raul , 27 anos , Ventura , 28. Além desses dois , também ‘davam tiros ’ Fidel, 32, Che, 30, Camilo, 27. Os tiros desses jovens guerrilheiros derrubaram o governo sanguinário , corrupto e repressor de Fulgêncio Batista e seu exército , apoiado por Washington e fizeram triunfar a Revolução Cubana. Esses heroicos combatentes foram os mesmos que há 50 anos na Playa Girón infligiram a primeira derrota do imperialismo na América. E a América Latina toda ficou um pouco mais livre e independente .



Diz mais o professor que “ em Cuba , o Estado geriátrico é o reflexo do envelhecimento do regime ”. Deve ou deveria ter visto por canais interativos , You Tube, Telesur e outros , o desfile militar e a marcha dos habitantes de Havana na manhã de 14 de abril . Somente alguém insensível ou movido pela intolerância e pelo ódio político não se sentiria tocado pelo entusiasmo de imensos contingentes juvenis e estudantis diante de uma multidão de centenas de milhares que tomou a gigantesca Praça da Revolução . Não marchavam para protestar nem para pedir a renúncia do governo e sim para apoiá-lo e alentá-lo e para dizer que seguem em frente na defesa do socialismo . O presidente Raul Castro expôs no Congresso , com a dureza necessária , algumas questões fulcrais: uma deles é modificar a mentalidade , quebrar esta barreira psicológica nos quadros do partido , como pré-condição para a efetivação das grandes mudanças propostas . A outra a incapacidade , que Raul chamou de vergonha , de ir criando quadros para substituir a geração histórica . O novo Comitê Central de 115 membros já registra uma renovação profunda em termos etários e uma proporcionalidade próxima da realidade demográfica no número de mulheres , negros e mestiços .

Para continuar a ler o artigo, clique abaixo: