quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Cuba organiza hoje campanha mundial pela libertação dos Cinco



Nesta quinta-feira (5) está sendo organizada uma campanha mundial pela libertação dos cinco antiterroristas cubanos presos indevidamente nos Estados Unidos. A mobilização será feita com o envio de um correio eletrônico, fax ou chamada telefônica ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

A página digital do Comitê Internacional pela Liberdade dos Cinco orienta que, de qualquer parte do mundo sejam enviadas mensagens ao mandatário para exigir que imediatamente liberte Gerardo, Ramón, Antonio e Fernando e que permita a René regressar a Cuba para junto de sua esposa e filhas.

O presidente Obama sabe que os Cinco são inocentes, pois isso lhe foi dito por intelectuais, religiosos, sindicalistas, estudantes, atores e artistas, parlamentares, prêmios Nobel e milhares de pessoas honestas de todas as partes do mundo, assinala o apelo.

Ele pode e deve pôr fim a 13 anos de injustiça. Só assim poderá ganhar o respeito da comunidade internacional que espera seu gesto humanitário que permita o imediato regresso dos antiterroristas a Cuba, para junto de seus familiares e seu povo, acrescenta o texto da campanha.

“Convidamos vocês a começar 2012 com uma ação coletiva singela pelos cinco patriotas cubanos que será bem mais efetiva se a realizamos no quinto dia do mês e em todas as partes do mundo, conclui a convocação à ação cívica”, diz o chamado.

Por todo o mundo existem comitês de libertação e grupos de solidariedade à libertação de Fernando González, Gerardo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e René González, este último sob as condições liberdade condicional por três anos sem poder sair dos EUA.

“Devemos ganhar a causa dos cinco antiterroristas cubanos informando e sensibilizando cada vez mais pessoas de todo o mundo”, afirmou recentemente Alicia Jrapko, integrante do Comitê Internacional pela libertação dos Cinco.

A ativista afirmou que os meios alternativos difundem o caso de Ramón, Gerardo, Fernando, Antonio e René, presos desde 1998 por monitorarem ações violentas contra Cuba, mas a grande imprensa silencia o caso.

Como mandar a mensagem? Basta copiar ou clicar no link abaixo e mandar sua mensagem mesmo em portugues:  http://www.whitehouse.gov/contact/submit-questions-and-comments


Abaixo instruções para pessoas que não leem inglês:

So deve preencher as perguntas que contem um asterisco (*)
Onde diz First Name escreva seu nome
Onde dz Last Name escriba seu sobrenome
Onde diz E-mail escreva seu correio electrónico

IMPORTANTE: "Type" não tem asterisco mas DEVE fazer clic em "Internacional" para poder continuar.
Onde diz Country escreva seu País
Onde diz Subject: escolha "Foreign Policy"
Onde diz Message escriba sua mensajem mas não ultrapasse os 2.500 caracteres.

Ao final escreva textualmente a frase que aparece na tela onde diz "type the two words" deixanso um espacio entre aas duas palabras.
Para enviar a mensagem clicar em Submit.



Com informações da Prensa Latina

Nenhum comentário: