segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

JOSÉ CAIRES - LEGADO DE LUTA SOCIAL E SOLIDARIEDADE A CUBA




O movimento sindical e social baiano e a ACJM-Bahia lamentam a perda do companheiro José Caires Meira, presidente do Sindicato dos Médicos da Bahia e dirigente do Comitê Municipal do PCdoB em Salvador. Caires morreu neste sábado (07/01/2012) aos 52 anos, vitima de Infarto Agudo do Miocárdio fulminante, tendo sido constatada a morte por volta das 12h30, no Hospital Geral do Estado (HGE). Caires deixa dois filhos e viúva, a diretora do Sindsaúde e também dirigente do PCdoB na capital, Inalba Fontenelle.

Caires assumiu a presidência do Sindimed em 2007. Desde então, se dedicou integralmente à luta em defesa da categoria e dos profissionais de saúde. As principais conquistas da categoria durante o seu mandato foram a aquisição da sede própria do sindicato após 70 anos de fundação, a realização de concurso público para os profissionais de saude do Estado depois de 20 anos e a aprovação do plano de cargos e salários dos médicos e da área de saúde.

Luta Contra  a Ditadura

Caires iniciou sua luta no movimento estudantil no final da década de 70, na Escola Baiana de Medicina. Diretor da UNE e da União da Juventude Socialista, foi um dos integrantes de uma geração que resistiu à ditadura militar e possui várias expressões da luta em defesa do ensino e da profissão médica e da busca de um caminho socialista para o Brasil.

Atuou profissionalmente como médico urgencista na capital e nos municípios de Conceição do Almeida, São Felipe e São Sebastião do Passé.

Caires foi um lutador em defesa do SUS público e de qualidade, além de defender ao acesso universal e integral à saúde como parte da democratização da sociedade.

Alegre e extrovertido, era um apreciador da música e da cultura. Organizou vários eventos culturais com destaque para a Jornada Lindemberg Cardoso, no município de Livramento de Nossa Senhora, sua terra natal.

Amigo de Cuba

Caires foi sempre um entusiasta da Revolução Cubana e apoiou muitos dos eventos de solidariedade promovidos pela Associação Cultural José Martí. Sua irmã, Cida Meira, é militante da ACJM-Bahia e é responsável por diversas páginas de apoio a Cuba nas redes sociais da internet.


 ACJM Bahia


Expressamos nossa solidariedade à companheira Cida, a Beto (irmão) e a toda a família de Caires. Nossa homenagem ao querido companheiro será dar continuidade à luta por um mundo de paz, justiça e igualdade.




Nenhum comentário: