segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

PASSA À HISTÓRIA O COMANDANTE ALÍRIO


Aqui Alírio com os companheiros da ACJM -Ba durante a Conveção Estadual de 2010


Faleceu no último dia 02 de janeiro de 2013 o companheiro Alírio Feliciano Pimenta, membro mais idoso da Associação Cultura José Martí - Bahia e conhecido carinhosamente no âmbito do movimento de soidariedade a Cuba como Comandante Alírio. 

Alírio foi liderança sindical dos portuários de Salvador e destacado militante comunista desde os anos 50. Em seu sítio nos arredores de Salvador deu proteção a importantes lideranças comunistas perseguidas pela ditadura militar, a exemplo do pernambucano Gregório Bezerra. Foi por diversas vezes encarregado da segurança de Luís Carlos Prestes durante suas visitas a Salvador.

Aposentado, Alírio dedicou-se inteiramente à militância internacionalista e à defesa da Revolução Cubana. Esteve inúmeras vezes na ilha, mesmo já bastante idoso e um pouco adoentado,  integrando brigadas de solidariedade, ocasiões em que participou de atividades políticas e da colheita solidária de frutas.

O Comandante Alírio foi bastante ativo nas Convenções Nacionais de Solidariedade a Cuba e não perdia a oportunidade de conversar com os mais jovens sobre suas experiências e esperança no futuro. Todos os que já participaram das Convenções não esquecerão jamais as palavras de ordem que costumava puxar e que eram acompanhadas com entusiamo por todos e sobretudo pelos jovens estudantes que viam em Alírio um exemplo de coragem e compromisso com a causa do socialismo.

Hasta siempre, Comandante Alírio!

Nenhum comentário: