segunda-feira, 17 de maio de 2010

BAHIA SE SOLIDARIZA COM CUBA


Realizou-se no último sábado (15 de maio) na cidade de Salvador, Bahia, a primeira Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba. Iniciativa da Associação Cultural José Martí e do CEBRAPAZ – Centro Brasileiro de Defesa da Paz, a Convenção foi convocada por 20 entidades do movimento social baiano.

Mais de uma centena de delegados representando sindicatos, partidos políticos, entidades culturais, associativas e os mais diversos setores da sociedade baiana fizeram-se presentes ao evento onde foram discutidos inúmeros temas relativos às relações entre os povos brasileiro e cubano assim como a recente ofensiva midiática contra Cuba.

O primeiro pronunciamento da Convenção coube a Antônio Barreto, Presidente da Associação Cultural José Martí – Bahia que discorreu sobre o bloqueio e a realidade cubana atual. Em seguida falou Socorro Gomes, Presidente do Conselho Mundial da Paz e ex deputada federal, que tratou do atual momento político internacional e fez o lançamento da Campanha Internacional pela desativação das bases militares americanas na América Latina.

Max Altman, jornalista, Presidente do Comitê Paulista em Defesa dos 5 Patriotas e membro da Secretaria de Relações Exteriores do Partido dos Trabalhadores pronunciou-se sobre a questão dos cinco patriotas cubanos presos injustamente nos EUA e discorreu sobre a guerra midiática contra Cuba. Deoclides Cardoso, diretor do Sindicato dos Médicos e membro da Associação José Martí – Bahia falou sobre a ELAM e a solidariedade de Cuba a todos os povos do mundo sobretudo da América Latina e África. Finalizando, o professor Muniz Ferreira, Professor da Universidade Federal da Bahia e membro do PCB, fez uma percuciente análise da conjuntura política internacional e destacou o papel de Cuba como contendor do imperialismo americano.

A Convenção encerrou-se com um ato de solidariedade a Cuba em que fizeram uso da palavra o Deputado Álvaro Gomes; o ex vereador Everaldo Augusto, representando o PcdoB, a vereadora Marta Rodrigues, Presidente do PT em Salvador e Alexis Vega, conselheiro da embaixada de Cuba no Brasil que agradeceu, comovido, a solidariedade dos baianos ao seu povo.





A Convenção foi uma festa cultural e colorida

O encontro contou com as belíssimas apresentações dos Grupos de Dança Artererê e Bcoa, formado por crianças e jovens da Escola Pública Navarro de Brito, localizada no bairro da Liberdade, famoso pela defesa e preservação da cultura negra na Bahia. Uma das coreografias foi criada pelos próprios meninos para homenagear Cuba.

Também a poesia esteve presente na Convenção com a envolvente performance dos poetas Ametista Nunes, Leni Queirós e Sérgio Bezerra que declamaram diversos poemas do poeta cubano José Martí.



Carta da Bahia

Ao final da Convenção os delegados aprovaram por aclamação um programa de lutas e a “Carta da Bahia em Solidariedade a Cuba”. O documento, firmado pelos representantes de mais de 25 entidades do movimento social e partidos políticos, será disponibilizado no blog soucuba.blogspot.com e enviado a todos os deputados baianos bem como a jornalistas e formadores de opinião do Estado da Bahia.



ENTIDADES E PERSONALIDADES DO MEIO POLÍTICO E CULTURAL PRESENTES NA CONVENÇÃO


Associação José Martí Bahia – ACJM-Ba
Centro Brasileiro de Apoio aos Povos e Luta pela Paz - Cebrapaz
Conselho Mundial da Paz - CMP
Partido do Trabalhadores - PT
Partido Comunista do Brasil - PCdoB
Partido Comunista Brasileiro - PCB
Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil
Grupo Tortura Nunca Mais
Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe
Federação Trabalhadores Metalúrgicos da Bahia
Conam - Coselho Nacional de Moradia
Confederação Nacional das Associações de Bairros
Federação Baiana de Associações de Bairros
Sindicato dos Bancários da Bahia
Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia - Ba
Sindicato dos Médicos da Bahia - Sindimed - Bahia
Sindicato dos Rodoviários da Bahia
Sindicato dos Trabalhadores em Postos de Combustíveis da Bahia - Sinposba
S indicato dos Portuários de Salvador
Sindicato dos Trabalhadores na Construção Civil de Salvador - Sintracon
União de Negros pela Igualdade - UNEGRO
União Brasileira de Mulheres
União da Juventude Socialista
Deputado Alvaro Gomes -PcdoB
Vereadora Marta Rodrigues - PT
Representação da Deputada Federal Alice Portugal - PCdoB
Representação do deputado estadual Javier Alfaia - PCdoB
Grupo Cultural BCOA da Escola Técnica Estadual Luis Navarro de Brito
Grupo Cultural Artererê da Escola Técnica Estadual Luis Navarro de Brito
Poetisas Ametista Nunes e Leni Queirós e o poeta Sérgio Bezerra

Nenhum comentário: