domingo, 4 de julho de 2010

ACJM - BAHIA PERDE DOIS QUERIDOS AMIGOS


Paulo e Catarina eram dois grandes amigos de Cuba e da Revolução Cubana. Ele, dirigente do PCdoB e do Sindicato dos Rodoviários; ela, militante do PCdoB e parte de uma grande  família de militantes comunistas. Os dois estiveram sempre na linha de frente das lutas do povo de Salvador. É uma imensa perda para todos nós.




Comoção marca despedida de militantes assassinados em Salvador

A despedida dos dois militantes do PCdoB, Paulo Colombiano e Catarina Galindo, foi sob aplausos, bandeiras erguidas do Partido Comunista do Brasil na fria e chuvosa tarde de quarta-feira (30/6).

Os corpos chegaram ao Cemitério Jardim da Saudade, no bairro de Brotas, em Salvador,por volta das 13h. Durante toda a tarde, era grande a entrada e saída de familiares, amigos e companheiros de militância do casal que estava junto há 20 anos. O governador da Bahia, Jaques Wagner (PT), fez questão de ir, pessoalmente, prestar suas condolências e ratificou o compromisso em empenhar todos os esforços para uma apuração rápida e precisa dos fatos.

“Colombiano e Catarina eram militantes muito próximos e muito ativos. São perdas enormes para a luta do povo baiano; uma luta que precisa muito de pessoas como eles. A expectativa é de que todas as medidas para resolução do caso sejam tomadas e que os culpados sejam encontrados o mais rápido possível”, ratificou o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida.

Além de Almeida, parlamentares, lideranças de movimentos sociais e dirigentes estaduais e militantes do partido estiveram presentes, a exemplo da deputada federal Alice Portugal; o deputado estadual Javier Alfaya; as vereadoras de Salvador, Aladilce Souza e Olívia Santana; a prefeita de São Sebastião do Passé, Tânia Portugal; o secretário para Assuntos da Copa – Secopa, Ney Campello; e o diretor-presidente da Bahiagás, Davidson Magalhães. O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB/BA, Adilson Araújo; o presidente da Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe, Emanoel Souza; o diretor da Federação dos Metalúrgicos e dirigente estadual de Política Sindical do PCdoB-BA, Aurino Pedreira; o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Bahia, Silvio Santos; a presidente do Sindicato dos Jornalistas na Bahia, Kardé Mourão, o presidente do Sindicato dos Médicos, José Cayres, o presidente do Sindicato dos Comerciários, Jaelson Dourado; o presidente da APLB Sindicato, Rui Oliveira, a presidente do Simpojud, Maria José Santos da Silva e Renato Pinto, presidente da Assufba.

Participaram também a deputada federal Lídice da Mata, do PSB, o deputado estadual J. Carlos, do PT, e os vereadores Henrique Carballal e Marta Rodrigues, ambos do PT.

O presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil, CTB, Adilson Araujo, homenageou os trabalhadores assassinados destacando a árdua luta dos sindicalistas em defesa dos direitos dos trabalhadores e para mudar o Brasil.

Ao final, o presidente estadual do PCdoB, Daniel Almeida, se pronunciou afirmando que a principal homenagem a Colombiano e Catarina é seguir o exemplo desses militantes de dedicação e firmeza na luta pela causa socialista e em defesa dos trabalhadores

Em nota, o Comitê Estadual do PCdoB reverenciou a memória dos dois militantes e exigiu rigorosa apuração do crime. Confira.


“Viva Paulo Colombiano e Catarina Galindo




O Partido Comunista do Brasil lamenta a morte de Paulo Colombiano e Catarina Galindo, dois dedicados militantes da causa socialista, que foram assassinados por desconhecidos em uma motocicleta quando retornavam à sua residência, na noite do dia 29 de junho.


Paulo Colombiano ingressou no Partido Comunista ainda muito jovem. Fez parte da sua direção estadual e atualmente era integrante da Direção Municipal do PCdoB em Salvador, sempre se destacando como organizador dos trabalhadores. Paulo Colombiano participou do movimento de retomada do sindicalismo baiano a partir da década de setenta. Foi eleito vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários de Salvador, entidade que voltou a representar a partir do ano passado, na função de tesoureiro. Paulo Colombiano foi fundador da CUT e integrou a direção dessa central sindical na Bahia por dois mandatos. Atualmente era dirigente da Central das Trabalhadoras e Trabalhadores do Brasil, CTB.


A trajetória de Paulo Colombiano no PCdoB foi de total dedicação à luta pelo socialismo, de afirmação dos princípios marxistas, da prática e da defesa dos valores comunistas. Firmeza ideológica, coragem de lutar, defesa do partido e espírito solidário são qualidades que marcaram a personalidade de Paulo Colombiano e ficarão para sempre na nossa memória.


Catarina Galindo, trabalhadora, mãe, militante, era uma síntese da mulher atual que constrói o caminho para superar as dificuldades, lutando por seu espaço, para se reconhecer na história, na luta por um Brasil justo e democrático e por rumo socialista para os brasileiros e as brasileiras. De uma família de comunistas, ela era uma dedicada militante do PCdoB. Na função de secretária, seu trabalho profissional, e na militância política, a sensibilidade e a solidariedade eram suas marcas. Ver Catarina, conversar com Catarina, era ter contato com a tranqüilidade e principalmente ver fluir seu jeito carinhoso, bem humorado, mas resoluto. Era o seu jeito de ser mulher, irmã, mãe, trabalhadora e militante. Era o seu jeito de ser feliz.


O Comitê Estadual do Partido Comunista do Brasil, por intermédio de seu Secretariado, ao mesmo tempo em que reverencia a memória dos seus militantes assassinados, exige rigorosa e rápida apuração do crime.


Viva Catarina e Colombiano


Salvador, 30 de junho de 2010


Nenhum comentário: