quarta-feira, 23 de junho de 2010

Presidenta do PT de Salvador elogia Convenção e manifesta solidariedade a Cuba



REGISTRO Nº.

Manifestamos nossa solidariedade e admiração à Associação Cultural José Martí e o Centro Brasileiro de Defesa da Paz (CEBRAPAZ) pela luta em defesa dos ideais da Revolução Cubana ainda vivos na pequena ilha caribenha, sob constante ataque da mídia neoliberal, da fome voraz do capital internacional e das perseguições políticas, econômicas e ideológicas dos Estados Unidos. No dia 15 de maio de 2010, aliadas a diversas organizações e militantes independentes de movimentos sociais e partidos de esquerda, essas referências de luta participaram da primeira Convenção Baiana de Solidariedade a Cuba, em Salvador, organizado pela Associação Cultural José Martí e o Centro Brasileiro de Defesa da Paz (CEBRAPAZ).

Foi um espaço importante de congregação e articulação da defesa de Cuba e da revolução viva. A programação da atividade foi intensa, agregando diversos segmentos que têm horizonte na revolução socialista. Ao final do evento, os presentes fizeram um ato em solidariedade a Cuba que denunciou a campanha promovida pela mídia internacional contra a nação soberana e aprovaram a “Carta da Bahia em Solidariedade a Cuba”, assinado por representantes de mais de 25 entidades do movimento social e partidos políticos.

O texto do documento defende a revolução e suas conquistas, como a qualidade de vida em Cuba beneficiada pelos avanços democratizados na saúde, educação, segurança social e expectativa de vida, que o país sempre está disposto a oferecer à comunidade internacional em constante crise. O documento também reafirma a luta de Cuba contra o racismo e na defesa da independência dos países africanos, o asilo oferecido a perseguidos políticos de diversas nações, o respeito aos direitos humanos de fato praticado na ilha, e o apoio de centenas de países contra o bloqueio ilegal dos EUA em recente Assembléia da ONU, além de apresentar uma pauta política que inclui o fim do bloqueio econômico, o respeito à autodeterminação do povo cubano, a desativação da base militar de Guantânamo e a devolução da área a Cuba, e a libertação dos cinco cidadãos cubanos presos injustamente nos Estados Unidos.


Após a tramitação, dê-se ciência a Associação Cultural José Martí, ao Centro Brasileiro de Defesa da Paz (CEBRAPAZ), a Embaixada e Consulado Cubano, ao Conselho Mundial da Paz, ao Partido Comunista do Brasil - PCdoB, ao Partido Comunista Brasileiro - PCB, ao Partido dos Trabalhadores - PT, a Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil - CTB, a CUT, ao grupo Tortura Nunca Mais, a Federação dos Bancários do Estado da Bahia e do Estado de Sergipe, a Federação de Trabalhadores Metalúrgicos da Bahia, ao Conselho Nacional de Moradia – CONAM, a Confederação Nacional das Associações de Bairros, a Federação Baiana de Associação de Bairros – FABS e ao Deputado Estadual Álvaro Gomes.

Sala das Sessões, 18 de maio de 2010.

Marta Rodrigues - Vereadora PT



Câmara Municipal de Salvador
Rua Ruy Barbosa, anexo Emerson José, 5º andar, Gab. 27
Centro – Salvador – Bahia - Cep: 40.020-070
Tel.: 71 3320-0120 – www.cms.ba.gov.br

Nenhum comentário: