segunda-feira, 7 de junho de 2010

XVIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba

Brasileiros manifestam solidariedade a Cuba
Porto Alegre sediou este fim de semana (4,5 e 6 de junho) a XVIII Convenção Nacional de Solidariedade a Cuba.

Mais de 300 delegados de 13 estados brasileiros fizeram-se presente ao evento que anualmente reafirma a solidariedade brasileira ao povo cubano e a sua Revolução.

A mesa de abertura do encontro contou com autoridades cubanas, representantes da sociedade civil organizada, centrais sindicais, partidos políticos, deputados estaduais Raul Pont, Presidente do PT no Rio Grande do Sul, e Raul Carrion, Presidente da Frente Parlamentar Gaúcha de Solidariedade a Cuba, deputada federal Manuela D'Ávila e Socorro Gomes, Presidente do Conselho Mundial da Paz.

Durante dois dias foram travados importantes debates e discutidas candentes questões alusivas à conjuntura mundial, ao bloqueio e às relações entre o Brasil e Cuba.

Um dos pontos altos da Convenção foi a homenagem aos 50 anos do ICAP – Instituto Cubano de Solidariedade aos Povos, entidade que desenvolve intenso trabalho de mútua solidariedade entre Cuba e mais de cem países do mundo.

Durante o evento dois pronunciamentos foram especialmente marcantes: o relatório de Homero Acosta, Secretário do Conselho de Estado Cubano, sobre a realidade cubana atual e a palestra do Dr. Juan Carrizo, Reitor da ELAM – Escola Latino Americana de Medicina, sobre o intenso trabalho solidário desenvolvido pelos médicos cubanos no mundo. Particularmente emocionante foi a palestra de Magaly Llort Ruiz, membro do parlamento cubano e mãe de Fernando, um dos cinco patriotas encarcerados injustamente nos Estados Unidos.

A convenção aprovou por aclamação a Carta de Porto Alegre, firmada por todas as entidades presentes, documento que rechaça a atual campanha midiática contra Cuba e exige o fim imediato do ilegal bloqueio, a libertação dos 5 patriotas presos nos Estados Unidos e o respeito à soberania do povo cubano.

O evento foi encerrado na manhã de domingo com uma bela apresentação musical no Parque da Redenção em que cantores gaúchos, cubanos e de outros países da América Latina se apresentaram para centenas de pessoas.

Nenhum comentário: